13 março 2011

A Maior Flor do Mundo | José Saramago

Na escola onde leciono, o Departamento de Línguas, a que pertenço, propôs o desafio de se visionar a magnífica curta-metragem de José Saramago " A maior Flor do Mundo" e responder ao pedido que o mesmo lá faz. Na semana das línguas cultura e literacias da escola, no início do  mês de Abril, os trabalhos feitos, em cada ano escolar e em cada turma, foram apresentados à comunidade escolar. Em Formação Cívica, este foi visionado pela minha direcção de turma e, juntos, o “ bebemos de um trago”, foi delicioso. Aproveitando o Facto de, nesta turma, eu ser professora de Línguas, Directora de Turma e leccionar Formação Cívica e Área de Projecto, o trabalho desenvolvido foi mais facilitado e, desde logo, comprometemo-nos a aceder ao pedido deste escritor com muito carinho e com todo o nosso amor e assim fizemos. Os trabalhos foram feitos e expostos juntamente com as maravilhosas ilustrações feitas com a ajuda do professor Domingos Silva e que irão contemplar o nosso livro de turma. A professora Marília Cruz de EVT, também explorando o nosso reconto escrito, fez com os alunos trabalhos manuais, principalmente uma enorme e magnífica flor, ensinando e mostrando aos alunos como é possível fazer-se maravilhas e ajudar o ambiente reutilizando materiais.
  De salientar que, esta curta-metragem, inteligentemente escolhida pelo departamento de línguas, permite uma articulação  bastante abrangente. Em Formação Cívica e EMRC pode fazer-se um resumo dos valores presentes no vídeo. Daí irá surgir o reconto a ser feito pelos professores de línguas. Pode articular-se com Ciências da Natureza e Educação Física, dado o enorme conteúdo ambiental/ Natural presente no vídeo. Em Estudo Acompanhado e Área de Projecto, pode dar-se seguimento ao desenvolvimento dos trabalhos, visto que, os mesmos professores da turma leccionam estas áreas curriculares. Em EVT poderá fazer-se a ilustração do reconto e elaboração de trabalhos manuais relacionados com o tema; em Educação Musical poderá aproveitar-se e adaptar-se alguma letra/ poesia do reconto para o surgimento de uma música..., haja vontade e sensibilidade, o resto surgirá espontaneamente.  
 Sugere-se que 1º se veja a curta-metragem no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=YUJ7cDSuS1U

E seguidamente o trabalho que realizámos. Em doc de word e em PPT:


Lá no alto sou eu em criança, tinha o mundo no horizonte e muita esperança. Sou o Sarapé/ Mago;  Saramago, espero que gostem do que vos trago. Vou aguardar pelo que o F me vai brindar.

Até lá, façam como eu, toca a esperar, será que se podem despachar? Cá em cima aguardo, no meu lugar.    (A.F. -  Fevereiro  2011 )
31 de março de 2011, imagens retiradas da pesquisa google e de you tube "Flor -saramago-"

If you leave earth a seed
Don´t forget it’s your child
That it must breath
And was born wild.

Our children are our flowers
That must be correctly feed
They will build up great empires
If we love them indeed.                  ( Aurora Fernandes)


NB: para ver as restantes mensagens, clicar abaixo em mensagens antigas.





1 comentário: