Na escola onde leciono, o Departamento de Línguas, a que pertenço, propôs o desafio de se visionar a magnífica curta-metragem de José Saramago " A maior Flor do Mundo" e responder ao pedido que o mesmo lá faz. Na semana das línguas cultura e literacias da escola, no início do mês de Abril, os trabalhos feitos, em cada ano escolar e em cada turma, foram apresentados à comunidade escolar. Em Formação Cívica, este foi visionado pela minha direcção de turma e, juntos, o “ bebemos de um trago”, foi delicioso. Aproveitando o Facto de, nesta turma, eu ser professora de Línguas, Directora de Turma e leccionar Formação Cívica e Área de Projecto, o trabalho desenvolvido foi mais facilitado e, desde logo, comprometemo-nos a aceder ao pedido deste escritor com muito carinho e com todo o nosso amor e assim fizemos. Os trabalhos foram feitos e expostos juntamente com as maravilhosas ilustrações feitas com a ajuda do professor Domingos Silva e que irão contemplar o nosso livro de turma. A professora Marília Cruz de EVT, também explorando o nosso reconto escrito, fez com os alunos trabalhos manuais, principalmente uma enorme e magnífica flor, ensinando e mostrando aos alunos como é possível fazer-se maravilhas e ajudar o ambiente reutilizando materiais.
De salientar que, esta curta-metragem, inteligentemente escolhida pelo departamento de línguas, permite uma articulação bastante abrangente. Em Formação Cívica e EMRC pode fazer-se um resumo dos valores presentes no vídeo. Daí irá surgir o reconto a ser feito pelos professores de línguas. Pode articular-se com Ciências da Natureza e Educação Física, dado o enorme conteúdo ambiental/ Natural presente no vídeo. Em Estudo Acompanhado e Área de Projecto, pode dar-se seguimento ao desenvolvimento dos trabalhos, visto que, os mesmos professores da turma leccionam estas áreas curriculares. Em EVT poderá fazer-se a ilustração do reconto e elaboração de trabalhos manuais relacionados com o tema; em Educação Musical poderá aproveitar-se e adaptar-se alguma letra/ poesia do reconto para o surgimento de uma música..., haja vontade e sensibilidade, o resto surgirá espontaneamente.
Sugere-se que 1º se veja a curta-metragem no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=YUJ7cDSuS1UDe salientar que, esta curta-metragem, inteligentemente escolhida pelo departamento de línguas, permite uma articulação bastante abrangente. Em Formação Cívica e EMRC pode fazer-se um resumo dos valores presentes no vídeo. Daí irá surgir o reconto a ser feito pelos professores de línguas. Pode articular-se com Ciências da Natureza e Educação Física, dado o enorme conteúdo ambiental/ Natural presente no vídeo. Em Estudo Acompanhado e Área de Projecto, pode dar-se seguimento ao desenvolvimento dos trabalhos, visto que, os mesmos professores da turma leccionam estas áreas curriculares. Em EVT poderá fazer-se a ilustração do reconto e elaboração de trabalhos manuais relacionados com o tema; em Educação Musical poderá aproveitar-se e adaptar-se alguma letra/ poesia do reconto para o surgimento de uma música..., haja vontade e sensibilidade, o resto surgirá espontaneamente.
Sugere-se que 1º se veja a curta-metragem no link abaixo:
E seguidamente o trabalho que realizámos. Em doc de word e em PPT:
Um trabalho muito bem conseguido e uma articulação fantástica!
ResponderEliminar