19 março 2015

Pai- PORQUE UM VERDADEIRO PAI SABE QUE TODOS OS DIAS SÃO DIAS FELIZES, SÓ PORQUE PODE SENTIR, OUVIR, TOCAR NAQUELE PEDAÇO DE SI. Mesmo longe fisicamente, um bom pai e um bom filho conseguem sentir, ouvir e tocar-se, mesmo no infinito...

Se pai e filho se identificam com estes momentos, parabéns. Deus deu-vos o mais importante na vida…
Se este é o pai que idealizavas mas nunca tiveste, pensa: --Que pai queres que o teu filho tenha um dia?-- -- Que tipo de pai queres ser?--
Este trabalho é dedicado a todos os que sabem valorizar a verdadeira felicidade e diariamente podem dizer: “ Obrigado meu Deus por mais um “ Feliz Dia”.
                                                                                   JÁ AGRADECESTE HOJE?
Nota: Apenas os textos são originais dos autores deste trabalho, as imagens são partilhadas pelos respectivos autores no site/link: http://www.google.pt/search?q=imagens+pai&rls=com.microsoft:pt:IE-Address&ie=UTF-8&oe=UTF-8&sourceid=ie7&rlz=1I7ADSA_pt-PT.
Ser Pai
View more videos from aurorafernandes
( Há alguns anos atrás, leccionei Educação Física, a nível extra curricular, ao serviço da Câmara Municipal de Boticas. Iniciativa, nessa altura, pouco comum, a nível camarário. Pretendia-se que o exercício físico fosse de encontro a todos os alunos, nas aldeias mais remotas, proporcionado a todos sem restrições. Pensava eu que era essa a minha função mas acabou por ser bem mais abrangente. Certo dia, no dia do pai, numa aldeia Barrosã, o Manuel, que sempre procurava e, confesso, beneficiava de um pouco mais do meu carinho e atenção, perante a pergunta "- O que gostarias de fazer hoje, neste dia especial?"- o Manuel responde - "- Eu gostaria que o meu pai também me desse miminhos.".
Nunca, jamais irei esquecer esta frase, principalmente aquele abraço...!!!) (Perfeito Lucas)

8 comentários:

  1. Obrigada pelas palavras e pela lembrança!!!
    Marisa Gomes

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Aurora pela tua solidariedade, ao estares connosco a olhar para o horizonte do mar, onde o barco que transporta os nossos entes queridos, vai ficando cada vez mais pequeno até desaparecer da nossa vista.
    Ultrapassada a linha limite, esgota-se a nossa capacidade de visão, mas nem por isso o barco deixa de continuar a navegar com as pessoas que amamos lá dentro...
    Para eles, nós dizemos:
    Porque vos amamos não morreste, apenas partiste antes de nós.

    ResponderEliminar
  3. OBRIGADA PELA FORÇA QUE ME TEM DADO TANTO VOSSE E COM OS OUTROS PREFESSOROS DO 6-ºANO
    TUDO ISTO KE ESCREVEU É VERDADE , POSSO RECORDAR ISTO TUDO,MAS NAO POSSO TER A MINHA BEIRA UMA PESSOA QUE EU AMAVA IMESO
    BJH MUNCA ESKECEREI A PROFESSORA

    ResponderEliminar
  4. Ana Carmo, querida, os professores acabam por ser os vosso segundos pais, com quem acabais por passar a maior parte do tempo. Tal como os pais querem educar os filhos o melhor possível, também estes chamam à atenção, ralham quando necessário, avisam os pais de qualquer problema escolar,visando sempre o vosso maior sucesso; mas também estão lá para vos dar carinho e afecto. Na tua turma apenas reinou o carinho e afecto, fostes sempre alunos ternos, meigos, amigos de todos, por quem é fácil afeicoarmo-nos de imediato. Por isso se os pais devem saber dos vossos problemas escolares, devem saber também quando estão a desempenhar um excelente papel como pais, educando seres verdadeiramente humanos, grandes cidadãos do futuro. Fiquei feliz por, no teu caso, na altura certa o ter feito. O teu pai estará sempre lá orgulhoso a olhar-te com aquela ternura. Tal como com os outros professores, conta sempre comigo, estarei sempre na porta do lado para qualquer coisa. Um grande beijo para ti e todos os teus colegas dessa turma e de todas as turmas que eu tive, porque os professores acabam por considerar os seus alunos sempre seus. Bjos.Aurora Fernandes.

    ResponderEliminar
  5. No início deste ano lectivo, cruzei com uma ex-aluna na rua. Ia ladeada pelos pais. Beijei-a, cumprimentei os pais, dei-lhes os parabéns pela educação e formação que têm sabido dar. Falei-lhes da excelente menina que tinham, no orgulho que tinham que sentir, quando solicitei a colaboração de colegas/tutores para apoiar outros em determinadas dificuldades ela ofereceu-se de imediato. Os olhos dos seus pais brilharam e o pai sorrindo soltou uma lágrima. Não podia imaginar que este pai, homem de aspecto terno e carinhoso, estivesse tão doente, passado 5 dias faleceu. Nesse dia, não pude evitar sentimentos antagónicos de tristeza e alegria. Tristeza porque um bom pai tinha partido mas alegria porque o tinha ajudado a partir feliz.
    Ana Carmo, lembras-te certamente desta passagem, pudeste testemunhar esta lágrima e este sorriso no rosto do teu pai. Tiveste um bom pai, vais sempre recordar excelentes momentos, poderás sempre fechar os olhos, estender a mão para o poderes tocar, ver e ouvi. Acredita, ele irá estar sempre contigo. Nunca deixes de ser a menina que és. Um beijinho da sempre tua professora – Aurora Fernandes.


    Marisa, vieste da Madeira, de férias de Natal, onde és Educadora de Infância. Conseguiste passar este Natal, na Serra da Estrela, na companhia desse excelente pai, sabendo que seria o último. Estiveste lá para o ouvir dar o último suspiro. Sei que antes de morrer perguntou por todos os que estimava, cá na minha terra, terra do genro, (meu primo e irmão do peito) Nuno Barros. O teu pai adorava as crianças, também perguntou pelo meu filho e pelo "campeão", seu neto. Marisa, a vida é mesmo dura, vais ter que regressar à Madeira, para junto do marido, com um pequeno filho, levando a saudade e uma dor incomensurável. Também ambos sois professores, exemplos da alma desta profissão, defendeis a profissão com orgulho e coragem, na incerteza de, como tantos outros, ( nas diferentes formas de migrar) voltar a ver quem amais, no regresso. O senhor Victor estará sempre connosco. Porque também tiveste um bom pai, podes sempre fechar os olhos e reviver aqueles bons momentos. Força!!


    Marília Cruz e Mª Flora Gonzalez, este ano fustigou-vos dolorosamente, acabou por vos levar o(a) progenitor(a)que vos restava. Nem sei o que diga... Só posso dizer que, pelas excelentes pessoas que sois, cuidastes dos vossos pais até ao último momento, excelentes colegas, mães, professoras, esposas e amigas, só podeis ser o reflexo de uma excelente educação e formação, por isso, não tenhais dúvidas, também podeis sempre fechar os olhos e recordar, com um sorriso feliz, maravilhosos momentos. Podereis ouvir, sentir e tocar as mãos dos bons pais que tivestes. Um abraço desta colega e amiga.

    Alice, não posso esquecer-te, colega e amiga. Aquele momento em que, de forma emocionada, recordavas a grande mãe que acompanhaste no último suspiro, e a dor que não passa. Deixou-me marcas. Depois da mãe que descreveste, só podes ter momentos bons para recordar e também te estou a imaginar, neste momento, de olhos fechados, sorriso na boca e uma mão estendida a segurá-la com força.


    Também eu, tantas vezes, fecho os olhos e sinto a presença de tantos que tanto adorava, familiares, alunos e amigos. Momentos que vão marcando e ficando latentes nas pastas do nosso hardwear biológico, estão sempre lá, à distância de um clic. Nesses momentos encontro alento na escrita, desenho por palavras as minhas memórias fotográficas, que vou guardando no álbum das minhas recordações.
    ( Janeiro de 2011 )

    ResponderEliminar