15 dezembro 2010

Um Hino para a nossa Escola.

No ano lectivo 2009/2010 foi pedido aos professores, da escola onde lecciono, que incentivassem e apoiassem os seus alunos na elaboração de uma letra para um hino escolar, para posterior selecção e adopção. Vários condicionantes, no final do ano lectivo, adiaram a concretização desta iniciativa. Como Directora de Turma incentivei os meus alunos para a elaboração do mesmo, tendo sido realizado nas aulas de Formação Cívica. Após o produto final manifestei o meu orgulho por aqueles alunos, pelo entusiasmo, sentido de responsabilidade e por todos os valores e cidadania contida na letra do hino. A iniciativa da escola ficou adiada mas não o meu compromisso e agradecimento para com aqueles alunos. Sempre lhes transmiti que, na vida, interessa sermos cidadãos conscientes, interventivos, activos, responsáveis pelos nossos projectos, visando sempre desenvolver a nossa cidadania de forma activa e responsável. A letra deste hino , significou a tomada de consciência do verdadeiro valor da escola e do muito que nos merece reconhecimento e respeito, a perdurar nas nossa memórias. 
 
O Hino da minha escola
Na minha escola vou crescendo em sabedoria
Na minha escola vou crescendo dia após dia
Adquiro hábitos de cidadania
Vou recebendo e partilhando alegria

Aqui aprendo a aceitar alguns fracassos
Aprendo que através deles homem me faço
Também já recebi alguns louvores
E tudo  agradeço a colegas, funcionários e professores

Refrão:
                                                Querida escola do meu coração
                                         Onde aprendi muita lição
                                                    Destas memórias eu jamais fujo
                                             Escola  EB/S  V. de Araújo
Quantas vezes tenho que estender a mão
Para ajudar ou me levantar
Mas ficar-me-á sempre de lição
Que aqui também aprendi a amar

Terei sempre gratidão
Por quem de forma interventiva
Soube moldar meu coração
A comunidade educativa
Autores: Alunos da turma B - 6º ano/ ano lectivo 2009/2010 :
Ana Beatriz; Ângela Sofia M. Lemos; Aníbal Augusto O. Brás; Artur Daniel C. Fernandes; Bárbara Daniela F. Martins; Beatriz Carvalho C. Silva; Carolina Francisca M. Teixeira; Diana Micaela S. Martins; Hélder António S. Pereira; Henrique josé Grilo;  João Pedro G. Varanda; José Eduardo S. Lemos;  José Manuel M. Vieira; Lídia Paula R. Martins; Mariana C. Freitas; Natalina da Glória V. Castro; Paulo António O. Brás; Paulo Nuno O. da Nova; Rita Sofia G. Silva; Sara Daniela S. Almeida; Sara Isabel A. Silva; Sofia Alexandra S. Leitão; Tatyanna Tazi C. Barros. Directora de Turma. (Aurora Fernandes)

2 comentários:

  1. obrigado professora por se ter lembrado de nós


    dos seus alunos queridos.

    ResponderEliminar
  2. Hoje,8 ano depois, volto a ler esta mensagem e a recordar com carinho o que este humilde e simples desafio significou. Saudades destes meninos, agora bem crescidos, que tanto me orgulharam. Este ano letivo votarei a recuperar este Hino, com uma nova roupagem, uma letra adaptada aos objetivos do meu agrupamento, mas a musica que nós aqui ensaiámos, permanecerá a mesma, bem como a força e o significado como sempre a cantámos. E desta vez cumpro a promessa de a levar em frente, de ser ouvida e sentida por todos, com a minha turma do 6º A, mas vós sereis sempre aqui lembrados. É tão bom termos a coragem de encontrar o caminho seguir. Só dependemos de nós e de quem em nós confia.

    ResponderEliminar