11 janeiro 2011

Pastas que vou abrindo...

O nosso imaginário infantil e restante caminhar ao longo da vida vão-nos enriquecendo e preenchendo. Deixam pegadas que vão ficando marcadas e latentes nas pastas do nosso hardwear biológico, estão sempre lá, à distância de um clic.  O abrir dessa pasta permite recordar, podemos sempre desenhá-las de diversas formas. A escrita permite desenhar, com palavras, as nossas memórias fotográficas, que podemos ir guardando no álbum de recordações.


Muitas vezes fecho os olhos e lá estou eu, longas tranças, sorriso solto, a brincar com os meus irmãos e um pai que enternecido nos manda ajoelhar no seu amado campo: " Olhai para esta erva daninha, lá no centro está uma linda flor, mal se pode ver mas é tão bela, no momento em que conseguirdes sentir e ver toda a sua cor, beleza e aroma estais preparados para encontrar a beleza nas mais pequenas coisas e viver assemelhados com ela."  Bem na realidade no inicio nada se conseguia ver, aquilo era ínfimo, nada nos dizia, mas aos poucos começámos a ajoelhar com ternura, a entrar na alma dessa erva e, finalmente, conseguimos perceber tudo o que ele queria dizer. A Natureza é tudo o que Deus criou e, quando se aprende a conhecer, é tão bela!!!    
Pai, um dia publico aqui todas as tuas poesias sobre a tua amada terra. Nunca te disse mas sempre admirei a tua veia poética, quando recitavas ao vento o gosto que tinhas dela. Afortunadamente, cresci no campo e o meu imaginário infantil foi sempre preenchido com um mundo que tantos, infelizmente, só vêem da "janela".      


*** ESTE FIM DE SEMANA fui a Boticas ( Trás-os-Montes), terra dos avós paternos dos meus filhos onde podem matar saudades da família. Terra de gente boa, humilde, trabalhadora e amiga, que tanto caracteriza o nosso Norte. Voltei a rever e cumprimentar tantos alunos, colegas e amigos,  matar saudades, na FEIRA GASTRONÓMICA DO PORCO. Tradições que felizmente se mantêm e que nos permite, nestas bonitas "montras"/tasquinhas, olhar para almas trabalhadoras que nos deleitam a vista e o paladar com tanto de maravilhoso que conseguem extrair, bem lá do fundo, da alma do campo. Consegui ver em cada produto exposto, em cada sorriso e em cada camponês, tanto suor da labuta de uma vida de trabalho, destino de todos os que vivem da terra, tão desprovidos de muito mas tão plenos de tanto... Orgulho-me de partilhar das vossas origens, e de poder continuar a dar a conhecer aos meus filhos grandes heróis. Felizmente vivo numa terra semelhante, VRM. Aqui também podemos colorir e regar a alma no nosso amado campo. Fechar os olhos e sentir um arco-íris a envolver-nos numa auréola esplendorosa que nos mantém leves, como penas que voam ligeiras num magnífico manto verde temperado pelas cores e pelo perfume das violetas, das margaridas, do alecrim, das amoras silvestres, enfim, da sua alma!!!. Ai que bem que sabe o barulho dos pássaros, dos rios, dos sorrisos e dos bons dias dos camponeses. Ai como descanso, ai como descanso no meu amado campo!!!


E assim se justifica como o tema deste blog está presente em quaisquer vivências e manifestações das nossas relações interpessoais. (19/01/2011)                        Enorme Arco iris - Fotos de Natureza - Fotos
 
Enorme Arco iris
Também o arco-íris bebe da alma regada do campo. Quem ama o campo, ama tudo e todos e encontra sempre um arco-íris para colorir e regar a alma. (A.F.)
  
  Recentemente, o meu filho de 5 anos, vendo a vitória de José Mourinho na TV e ouvindo o meu comentário, foi ao quarto buscar a bandeira portuguesa, gritou: “Mourinho,  Mourinho, Portugal”. Cobriu os ombros com ela e encheu-me os olhos de lágrimas. Um dia, hás-de saber mais… quão nobres sempre fomos. Tantos heróis tivemos por esse mundo fora, em todas as épocas, em tantas áreas. Podes  continuar a preencher o orgulho ao recordares desde o Eusébio, C. Ronaldo, Amália, Saramago, Luís de Camões e tantos outros que nos projectaram mundialmente. Mas tens que conhecer também, tantos, como o sr. anónimo que vês ali no campo, com as mãos crestadas pelo duro da enxada, mas que vai "penteando" e adubando a terra para continuares a ver este Portugal sempre lindo e fértil. E assim, crianças como tu irão ser a verdadeira alma Portuguesa, orgulho de Portugal. ( Janeiro 2011 )
margaridas1-Small.jpg
Portugal, neste cantinho, na sua simplicidade,  sempre marcou o mundo com grandes almas e muita vontade. ( A.F.)


(Durante vários anos fui leccionar de terra em terra, apenas agora encontrei alguma estabilidade. Voltei com a minha “bagagem”, pois vai sendo esta a vida de professor, sempre "peregrinos" transportando eternamente uma "bagagem" cheia de recordações, separações, amizade e TANTA SAUDADE.) 

NB: Este blog obedece parcialmente ao novo acordo ortográfico.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário