02 janeiro 2011

Nunca esqueças que não é vergonha não saber, ninguém nasce ensinado, vergonha é não querer aprender e fechar-se no casulo de uma ignorância consentida.

Este vídeo, com algum humor, transmite-nos uma importante mensagem.  Se és aluno, procura aprender cada vez mais e melhor, não tenhas medo de questionar, de errar, de mostrar que não sabes, todos iremos passar a vida a aprender.  O processo de aprendizagem foi e será sempre assim, não esqueças que hoje somos discípulos, amanhã seremos "apóstolos". Mas mesmo o melhor bailarino treinará sempre os passos mais básicos.
Encontram analogia entre esta situação, ocorrida na idade média, e outras da actualidade? Quem está em contexto sala de aula, poderá comenta com o professor.


3 comentários:

  1. Este vídeo reporta-me ao 1º momento que me iniciei no mundo das TIC. Identifico-me com este discípulo/ aluno quando aprendi os processos básicos de ligar o computador, escrever e gravar texto. Também me apeteceu virar o computador ao contrário quando tentava "abri-lo", procurando respostas para as minhas dúvidas/ ignorância no mundo digital. Hoje rimo-nos de alguém que não sabia abrir um simples livro, na altura em que o mesmo surgiu e era novidade. Actualmente alguém também se iria rir de nós se observasse a nossa iniciação no mundo dos computadores mas, na verdade, para aprender é preciso insistir, procurar ajuda, não ter vergonha de mostrar que não sabemos. Em tudo na vida temos que ter este pensamento, a escola é o lugar por excelência para consubstanciar a nossa aprendizagem. Se és aluno, procura aprender cada vez mais e melhor, não tenhas medo de questionar, de errar, de mostrar que não sabes. O processo de aprendizagem foi e será sempre assim, não esqueças que hoje somos discípulos, amanhã seremos apóstolos.

    ResponderEliminar